Na nossa cabeça criamos um mundo ideal. Como gostaríamos que as coisas fossem. Como seria a vida perfeita. Então traçamos planos e vamos em busca daquilo.
Só que a vida não é uma linha reta do ponto A ao B.
Pedras surgem no caminho tornando necessário desviarmos do curso. Muitas vezes são pedras em cima de pedras que passam a parecer muros intransponíveis. Muralhas até.
Não importa quem você seja ou o que você faça, problemas surgem. Dificuldades surgem. Adversidades surgem.
Talvez você tenha perdido o emprego e agora esteja passando por dificuldades financeiras.
Talvez você tenha se acidentado e agora está com uma limitação física.
Talvez seja um problema de relacionamento. Passou por um processo de separação ou teve uma briga com alguém da família.
Talvez seja um problema profissional. Um projeto que deu errado.
Problemas fazem parte da vida. Mas o importante é que você tem a capacidade de passar pelos momentos difíceis e seguir em frente.
Faça um rápido exercício. Lembre de alguns dos maiores desafios que você já teve na vida. De uma forma ou outra você superou-os e ainda está aqui. Talvez desviando um pouco do plano. Mas ainda está aqui. Sobreviveu de alguma maneira.
Não quer dizer que você vai sempre suceder em tudo que se propuser a fazer. Terão falhas. Mas de alguma forma você deu um jeito na situação. Então por que não poderia vencer o que se apresenta agora?
Todas as histórias de gente interessante e de grandes feitos no mundo, são histórias de superação e de vitórias sobre grandes obstáculos.
Então o primeiro passo é saber que é possível e ter a coragem de encarar o que surgir e seguir em frente.
Mas como agir quando passamos por dificuldades?
Aqui vão algumas dicas para ajudar você enfrentar os seus momentos mais truculentos.
1. Aceite os problemas como parte da vida
Não importa se você é gordo ou magro, alto ou baixo, rico ou pobre, você vai se deparar com desafios na sua vida. Os desafios são diferentes para cada um, mas estão presentes na vida de todos.
Se você trabalha, terá dificuldades no trabalho.
Se é casado, terá dificuldades no casamento.
Se tem filhos, terá dificuldades com os filhos.
É preciso aceitar que os problemas fazem parte da vida. Não é exclusividade sua. Servem para contribuir com o nosso desenvolvimento como ser humano.
2. Veja a situação sob diferentes perspectivas
Traga um pouco de perspectiva para o seu problema.
Quando algo de errado acontece na nossa vida, costumamos analisar o problema exclusivamente sob o nosso míope ponto de vista.
Consideramos apenas como nossa realidade piorou em relação ao que estava antes.
Uma forma de colocar perspectiva sob a situação é se afastar um pouco do problema.
Em vez de ficar pensando somente nisso, expanda sua visão para outras áreas da sua vida e veja quanta coisa boa você tem. Quantas coisas dão certo e são motivo de alegria.
Talvez seja o seu trabalho, o seu relacionamento, os seus filhos, a sua saúde, a sua condição financeira ou qualquer outra coisa.
Perceba o que está dando certo na sua vida. Isso deve ser motivo de alegria e gratidão.
Uma outra perspectiva a ser considerada é perceber que existe gente em situação pior. Você perdeu o emprego, mas tem a experiência do emprego anterior, tem a sua qualificação. Tem gente procurando emprego sem sequer saber ler e escrever.
Ou seja, você pode olhar para a situação sob a perspectiva de que agora às coisas estão mais difíceis para você, mas também pode olhar sob a perspectiva de que ainda continuam muito melhores do que estão para muitas outras pessoas.
Outro dia vi uma reportagem na tv de uma moça que não podia sair pra trabalhar pois tinha que ficar em casa cuidando do filho doente.
Ao olhar pro lado dessa forma, você verá que os seus problemas não são tão grandes quanto parecem. Perceberá que tem gente enfrentando coisa bem mais difícil.
3. Mantenha a positividade
O fato é que a realidade é neutra. Ela é o que é. A interpretação que você dá ao evento ocorrido é que torna aquele evento positivo ou negativo para você.
Por exemplo, duas pessoas perdem o emprego.
A primeira enxerga como um desastre. “É o fim. E agora, como vou fazer?”. Então entra em depressão e vai pra cama.
A segunda enxerga como uma grande oportunidade de abrir o seu negócio que tanto sonhou. Então, vai à luta e trabalha com toda motivação no seu novo empreendimento.
O evento foi exatamente o mesmo para os dois. Mas um interpretou de forma negativa e outro de forma positiva.
É importante sempre analisar o lado positivo do ocorrido e o proveito que você pode tirar disso.
4. Encare como uma oportunidade de aprendizado
Digamos que você investiu num negócio e o negócio não deu certo. De qualquer forma serviu como um grande aprendizado.
Seja qual for o problema que você está passando, você sempre pode encará-lo como uma oportunidade de se desenvolver e aprender a lidar com esse tipo de situação.
Quando algo indesejado acontecer, pergunte-se: “Qual a lição que tiro disso para que não aconteça novamente no futuro?”
Toda dificuldade é, no mínimo, uma oportunidade de você se desenvolver, crescer e evoluir. Preste mais atenção nisso.
5. Mantenha o comprometimento
Você não está sendo desafiado quando as coisas estão indo bem. Nessas horas é fácil de manter o comprometimento.
O desafio está quando surgem as grandes dificuldades. Aquelas que tiram você da sua zona de conforto. É aí que você demonstra a sua força.
Nessas horas, por mais difícil que pareça, continue em frente. Se mantenha no curso da sua missão.
Você pode sofrer uns arranhões no caminho, mas continue vivo, respirando e lutando a sua luta. Essa é a hora de mostrar que você está levando a sério o que se propôs a fazer.
Se o que você está fazendo é realmente importante pra você, demonstre comprometimento.
Não desista no primeiro obstáculo. Simplesmente continue indo. Toda grande conquista passa por vencer grandes obstáculos.
Por isso, continue lutando, vá em frente com a confiança de que é possível chegar onde você quer. Independente dos obstáculos que surjam na frente.
Faça da sua motivação e desejo de vencer algo mais forte do que qualquer obstáculo que se faça presente na sua vida. Pense consigo mesmo “Agora é a hora de mostrar do que sou capaz.”
Se você está trabalhando naquilo que acredita, continue. Não deixe que o surgimento de um obstáculo faça você desistir. Ajuste a rota para sair da tempestade, mas continue em busca da sua terra encantada.
6. Pare de se fazer de vítima
Estamos nos fazendo de vítima quando alguém faz alguma coisa que consideramos ser contra nós e nos sentimos impotentes para reagir. “Tal pessoa ou pessoas fizeram isso comigo e, portanto, agora vou sofrer”. Então fica dizendo “Eles não poderiam ter feito isso. Isso está errado blá blá blá”.
Esse tipo de comportamento vitimizado não leva a lugar algum. Pare um pouco de reclamar sobre o que fizeram contra você e comece a verificar o que você pode fazer para melhorar a situação. Essa mudança de foco é necessária para a situação melhorar.
Para isso, evite se fazer perguntas como “Por que isso foi acontecer comigo?”, “Por que fizeram isso?”, “Por que a vida tem que ser assim?” etc. Essas perguntas fazem você agir como uma vítima da situação. Assim, colocam você numa mentalidade de impotência. De quem não pode fazer nada a respeito.
Em vez disso faça perguntas que irão ajudá-lo a melhorar: “Ok. Aconteceu. É uma droga. Mas e agora? O que posso fazer? Como posso melhorar minha vida daqui pra frente considerando essa nova realidade?”
7. Tome uma atitude
Em vez de ficar sentado reclamando, é preciso levantar e tomar as atitudes necessárias para vencer o desafio que se apresenta.
Concentre-se na solução. Elabore um plano. Discuta o seu plano com outros em quem confiar se achar necessário. Se possível com outras pessoas que já superaram o mesmo problema.
Então comece a executar o plano mantendo o foco naquilo que você quer.
Nada vem fácil. Como diz o ditado em inglês: No pain, no gain (Sem dor, sem ganho).
Se você quer alguma coisa, vai ter que trabalhar duro para conseguir. Trabalho duro e determinação é fundamental para se chegar onde quer.
8. Peça ajuda quando necessário
Saiba que lá fora existem pessoas que podem ajudá-lo. Use isso. Pode ser um amigo, um familiar, um colega. Ou até mesmo profissionais como por exemplo psicólogos, coaches e consultores especializados em seja qual for a sua necessidade.
A vida irá desafiá-lo em algum momento. Vai ser injusta com você. Tomar algo seu. Interferir nos seus planos.
Mas pessoas vitoriosas não se curvam. Não ficam se lamentando. Não desistem. Continuam lutando. Reconhecem que os obstáculos simplesmente fazem parte da vida.
Então recomeçam e trabalham para reconstruir os seus sonhos.
Sem desafios não existe sucesso. O que vem fácil vai embora fácil.
Os obstáculos que você está enfrentando não são fim da jornada. Tem mais pela frente.
Lutar torna-o mais forte e mais preparado para enfrentar os outros desafios que ainda estão por vir.
Saiba que assim, você pode transformar suas tragédias em triunfos.
E se você quer aprofundar o seu aprendizado no tema dá uma olhada no Guia Autoconfiança.