Escrever aqui para o blog é um desafio que me dá grande satisfação.
Mas nem sempre vem fácil. Muitas vezes demora pra sair algo a contento.
Mas vejo que quanto mais escrevo, mais a escrita vem com facilidade e naturalidade. Alguns momentos o texto vem numa velocidade incrível e muito acima do normal.
Minha cabeça está totalmente concentrada nisso e o que quero escrever vem rapidamente pois parece que está acessível ali na mente e precisando ir para a tela.
Quando isso acontece é o que os psicólogos chamam de estado de flow.
O estado de flow é aquele momento em que você está completamente imerso em uma atividade. Totalmente envolvido e curtindo a atividade.
Se sente conectado com o momento de forma que não existe passado ou futuro, apenas o presente.
O foco e atenção é total no que está acontecendo e o que você está fazendo flui com naturalidade sem interrupções.
Em outras palavras, é um estado fluído.
A palavra “fluído” é justamente a tradução da palavra “flow” para o português. Por isso, ao meu ver, a tradução mais adequada para o termo seria “Estado de fluidez”.
Mas o termo que mais tenho visto ser usado é “Estado de Fluxo”. Não deixa de ser um bom termo também pois também apresenta efetividade ao transmitir a ideia do que se trata.
O estado de flow é um conceito criado pelo psicólogo e pesquisador Dr. Mihaly Csikszentmihalyi que disse ter escolhido o termo após estudar inúmeras pessoas que atingiam o estado de flow com mais frequência e constatar que elas descreviam o estado usando a metáfora da fluidez de um rio.
Csikszentmihalyi estudou inúmeras pessoas como atletas, artistas, cientistas, executivos e diferentes pessoas que conseguiam atingir o estado de flow em diferentes situações para a realização da sua pesquisa.
Chegou à conclusão que existem 7 condições presentes em uma pessoa em estado de flow.
1. Envolvimento completo no que está fazendo. Foco e concentração.
2. Sensação de êxtase, de estar fora da realidade diária.
3. Grande clareza interior – saber o que precisa ser feito e o quão bem está sendo feito.
4. Saber que a atividade é possível de ser realizada e que se tem as habilidades necessárias para tal.
5. Senso de serenidade – sem preocupações sobre si e um sentimento além dos limites do ego.
6. Perda da noção do tempo. Foco total no presente. As horas passam como se fossem minutos.
7. Motivação intrínseca – o que produz flow se torna a sua própria recompensa.
O estado de flow não é a busca por um fim, mas sim uma satisfação com o durante. E como se você não quisesse que terminasse o que está acontecendo de tão bem que está indo. Se está cansado sequer percebe.
É uma experiência intensa como a de um corredor que entra em êxtase quando está correndo. Ou o músico que em transe ao tocar sua música.
Aqui vai o vídeo de uma apresentação que pra mim é um exemplo perfeito de um momento em que o artista entra em estado de flow.
O estado de flow realmente acontece na sua melhor apresentação em pessoas altamente treinadas e proficientes no que estão fazendo segundo Csikszentmihalyi.
Quando o desafio é grande, mas ao mesmo tempo a sua habilidade para vencê-lo também é.
Então a atividade acontece com facilidade, naturalidade e espontaneidade.
Por isso o vídeo acima é um excelente exemplo.
Um skatista que salta uma mega rampa ou um surfista que pega uma mega onda são outros exemplos.
Mas podemos trazer esse conceito um pouco mais para perto das nossas próprias vidas.
O estado de flow acontece mais normalmente em atividades como esportes, música, pintar, desenhar e escrever.
Mas pode também ocorrer em atividades mais cotidianas, como por exemplo, quando engajado numa boa conversa ou quando assistindo um programa de televisão que realmente gosta.
Lembro que quando era criança gostava muito de jogar vídeo game. Ficava horas vidrado jogando os joguinhos passando fase após fase.
Ou quando jogava ping pong com os amigos e ficava totalmente focado em ganhar o ponto. São mais alguns exemplos de momentos de flow na minha experiência.
O estado de flow tem diversas consequências positivas. Uma, por exemplo, é o aumento de performance. Quando o que a pessoa está fazendo está fluindo com naturalidade, ela faz muito mais rápido e consegue fazer mais em menos tempo.
Quando estou em estado de flow no trabalho acho fantástico pois a produtividade aumenta muito. De repente estou produzindo um monte e rapidamente.
Um outro benefício é a felicidade e sensação de bem-estar que traz. Quando alguém entra nesse estado é porque está fazendo o que gosta no seu maior nível de desafio. Isso traz motivação e empolgação.
Aprendendo o que é flow e como desencadeá-lo podemos nos tornar pessoas mais produtivas e mais satisfeitas com a vida.
O estado de flow é um estado de sintonia com a vida. Com o momento presente.
É uma sensação que faz nos sentirmos mais vivos.
[the_ad id=”3190″]