Inteligência Multifocal é uma teoria da inteligência desenvolvida pelo psiquiatra e autor Augusto Cury.
A teoria é apresentada em seu livro que leva o nome de Inteligência Multifocal.
No livro, Cury explica que esse nome da teoria foi escolhido pois a teoria estuda mais de 30 variáveis que participam da construção da inteligência humana.
Cury cita, por exemplo, a teoria da Inteligência Emocional, popularizada por Daniel Goleman, como sendo unifocal pois estuda apenas umas dessas variáveis.
A teoria da inteligência multifocal é, portanto, uma teoria que traz uma abordagem muito mais ampla sobre a inteligência humana.
A inteligência multifocal possui três grandes áreas:
1) Construção multifocal
Ocorre através da construção de pensamentos.
Aqui se abordam temas como a funcionamento da memória, o nascimento das ideias, os tipos de pensamentos, a natureza dos pensamentos, a formação da consciência existencial, a criatividade e o processo de interpretação.
2) Influência multifocal
Ocorre por meio das variáveis de interpretação.
Aqui estão variáveis presentes no momento da interpretação de cada estímulo.
Por exemplo, a) variáveis intrapsíquicas como ansiedade, stress, humor, fobias, prazer, desejo, motivação. b) variáveis intraorgânicas como carga genética e doenças. c) variáveis extrapsíquicas como ambiente sociofamiliar, educação e experiências como perdas e frustrações.
3) Desenvolvimento multifocal contínuo
Ocorre pelos estímulos intrapsíquicos, socioeducacionais e da carga genética.
É nesta terceira área, por exemplo, que Cury classifica a Inteligência Emocional de Daniel Goleman e a Teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.
O autor explica que na realidade existe apenas uma mente, uma psique e, por isso, existe apenas uma inteligência.
Nesta teoria, essa inteligência é chamada de multifocal pois mostra que a construção dessa inteligência ocorre de maneira multifocal, ou seja, de diversas fontes.
O foco da teoria é principalmente na primeira grande área, a construção multifocal.
Nela, procura-se entender de forma aprofundada como se dá a construção desses pensamentos.
O processo de construção de pensamentos produz conhecimentos usados nas relações humanas, profissionalmente, nas artes, tecnologia e mais.
Para quem está pensando ler, Inteligência multifocal é uma obra de cunho teórico e que se utiliza de diversos termos técnicos que não fazem parte do dia a dia da grande parte das pessoas.
Mas é um texto que oferece um campo de estudo vasto para novas pesquisas científicas na área da construção do pensamento e da inteligência humana.
[the_ad id=”3190″]