O Que é Uma Pessoa Reativa?

Olá!

A reatividade é uma característica bastante presente em muitas pessoas.

De forma simples, a pessoa reativa é aquela que reage ao que outras fazem.

Mas aí você vai perguntar: Que tipo de reação exatamente?

Existem duas maneiras que uma pessoa pode ser reativa. Uma é do ponto de vista das atitudes e outra do ponto de vista emocional.

Uma pessoa reativa no que diz respeito às atitudes é aquela que se caracteriza justamente pela falta de iniciativa.

Ela se tipifica por fazer as coisas mais por reação aos outros do que por interesse próprio. Espera que digam o que precisa ser feito.

Então, por exemplo, um funcionário de uma empresa que só faz alguma coisa se for por ordem do chefe.

Em contraposição existe o funcionário proativo. Esse está sempre buscando como contribuir e toma a iniciativa de realizar melhorias.

Geralmente são mais valorizados pela empresa dado seu nível de contribuição.

Também pode acontecer em casa. Um marido ou esposa que não se dá o trabalho de ajudar na arrumação da casa a não ser que seja cobrado pelo outro.

O proativo não precisa ser lembrado. Ele sabe que precisa fazer, vai lá e faz.

As pessoas reativas, por outro lado, ficam sentadas esperando as coisas acontecerem para ela. Reagem à medida que os problemas aparecem num comportamento emergencial estilo bombeiro.

Não se planejam e assim deixam para fazer tudo no último minuto. Com isso seguidamente acabam se sentindo sobrecarregadas.

A outra forma de reatividade é a emocional. Essa se caracteriza pelo alto grau de reação emocional nas diferentes situações.

Existem algumas situações que somos colocados sob pressão. Você é acusado de não ter feito algo que deveria ter feito. É criticado por ter agido de uma determinada forma que outra pessoa discorda.

Situações assim acontecem de vez em quando na vida. Pode acontecer no trabalho. O chefe ou colega critica você por algo que foi feito ou deixou de ser feito.

Pode inclusive acontecer até com pessoas estranhas. Por exemplo, você se envolve numa confusão no trânsito e algum outro motorista o acusa de ter invadido a pista dele.

Mas como você age em situações como essas? Se você se irrita, inflama e responde “à altura” então você é uma pessoa emocionalmente reativa.

Uma pessoa reativa emocionalmente se afeta muito pelo que outros dizem e tem uma forte resposta negativa.

As formas de reagir emocionalmente podem ser distintas.

Algumas podem reagir de maneira bastante exaltada. Gritam, xingam, brigam quando ficam com raiva. Contra-atacam quando colocadas sob pressão.

Por exemplo, a esposa diz pro marido “O nosso filho gostaria que você fosse no evento da escola este final de semana”.

Então o marido responde “Você fala como se eu nunca fizesse nada por ele. Quando foi a última vez que você foi a escola dele? Só vejo você cuidando das suas próprias coisas! ”.

Esse tipo de comportamento reativo é receita para dificultar a sintonia da relação.

Mas essa não a única linha de reatividade emocional.

Outros também se afetam no mesmo nível de intensidade mas respondem de forma oposta. De maneira intrínseca sofrendo e se deprimindo. Também conhecidos como tristeza reativa e depressão reativa.

Fica pensando “Por que fizerem isso comigo? Por que disseram isso pra mim?” adotando uma mentalidade de vítima.

Embora essa seja uma forma diferente de reatividade não é menos danosa pois afeta o bem-estar emocional da pessoa.

As pessoas emocionalmente proativas dizem “Eu vou resolver esse assunto de tal maneira”. As pessoas reativas dizem “Se fulano de tal fosse diferente”. As pessoas proativas assumem o controle da situação e assim conseguem resolver seus problemas.

A pessoa reativa é aquela que age de forma mais instintiva e menos consciente. É aquela que fala sem pensar e depois tem arrependimentos.

Discussões com raiva em que um tenta se mostrar mais certo que o outro são um sinal de descontrole e não de inteligência.

Mas qual o problema de agir de forma reativa?

Seja como for, o problema é que você está deixando que a outra pessoa controle a sua forma de agir, ou melhor, de reagir.

Especialmente quando ela conhece você e faz de propósito para lhe irritar ou incomodar pois sabe qual será sua reação.

Então, como evitar de agir reativamente?

A primeira dica é simplesmente relaxar. Não reaja. Tenha autocontrole.

Quando alguém estiver verbalmente atacando você, reagir é como jogar mais álcool no fogo. Só vai aumentar a fogueira e todos vão sair se queimando.

Uma forma de controlar é dar menos importância para o que a outra pessoa está dizendo. Você não precisa da opinião dela para ficar bem.

Dê uma importância maior para a sua necessidade de ficar num estado de espírito positivo em vez de entrar na negatividade gerada pelo embate.

Aja como se aquilo que ela fala não importa. Como se não fosse com você. Então não fique tão nervoso. Não responda. Simplesmente ignore.

Uma dica para lidar com a situação é no momento olhar fixo para um objeto qualquer que estiver por perto e concentrar no objeto para tirar o foco da situação e esfriar a cabeça momentaneamente. Pelo menos o suficiente para não reagir e gerar uma discussão acalorada.

Depois coloque a cabeça em ordem e aprenda a não deixar afetar você. Aprenda a não querer tanto a aprovação dos outros. Assim você pode ser você mesmo.

Quando alguém provoca, a irritação certamente existe no momento. Mas se souber controlá-la no momento com o tempo ela passa e você pode tomar uma atitude mais adequada de cabeça fria. Aprenda a exercitar o seu autocontrole.

Não reagir também permite você ver as coisas de forma mais ampla e considerar outros elementos que não percebeu na hora. Talvez a pessoa disse alguma coisa que incomodou você porque alguma outra coisa aconteceu que deixou ela irritada e acabou descontando em você.

Saiba que não vale engajar numa espiral negativa de discussões. Só gera energia negativa que não serve a ninguém. Precisamos procurar energia positiva para a vida e sair fora da negativa.

Reagir sem pensar impede que nós criemos nossa realidade. Transferimos o nosso poder para o outro. Se você não consegue se controlar, não pode controlar a sua vida e o que quer que aconteça dela.

Se alguém criticar você não se afete tanto. Não coloque tanta importância na opinião dos outros. O importante é você estar bem consigo mesmo pelo que você é e criar a sua base e solidez emocional em cima disso.

Todos nós temos nossos momentos de reatividade e eventualmente ser mais reativo pode fazer sentido. Mas procure observar o seu comportamento e ter consciência se você não está exagerando na reatividade e use a sua habilidade para restaurar harmonia.

E se você quer aprender a ser uma pessoa mais autoconfiante dá uma olhada no Guia Autoconfiança.