O que você faz quando está com raiva?
Grita com o outro, joga algo na parede, bufa, sobe o sangue pra cabeça, fica com rosto vermelho, arranca os cabelos?
Ficar com raiva definitivamente não é um sentimento agradável.
De forma geral me considero uma pessoa calma. Mas já passei por situações que realmente me tiraram do sério e que me deixaram com tanta raiva que parecia que ia explodir.
Mas o que podemos fazer então para lidar com a raiva?
Primeiro entender que o surgimento da raiva é inevitável. Acontece alguma coisa que você desaprova e você fica com raiva. Esse sentimento imediato vai surgir.
O controle que temos está muito mais no passo seguinte que é: O que vamos fazer uma vez que surge o sentimento de raiva? Sobre isso temos controle.
Por exemplo, alguém diz alguma coisa que insulte você.
Você pode ir embora, insultar de volta, dar um soco na pessoa. Essas todas são opções suas. Você pode decidir o que fazer.
Da mesma forma você tem controle do seu emocional e pode decidir como irá se sentir.
Você pode valorizá-la e ficar com ainda mais raiva ou pode controlá-la até que desapareça.
Aqui vão algumas dicas para ajudar você nessa tarefa.
1. Espere
Ficou com raiva a primeira coisa é esperar. Não reagir de forma imediata por impulsividade.
Geralmente esse impulso inicial é algo que gera arrependimentos depois. É uma maneira imatura e descontrolada de se comportar.
Dê um tempo para colocar a cabeça em ordem, pensar com calma e reagir de forma mais racional. Autocontrole é fundamental.
Procure sair do espaço do emocional e deixe a mente racional voltar a tomar conta e ver qual a forma realmente mais correta de agir.
Ex. Alguém insulta você no trânsito.
Talvez sua reação imediata seja insultar a outra pessoa e até querer entrar numa briga. Mas o que você realmente vai ganhar com isso? Obviamente nada.
Em compensação pode perder muito. Dependendo de quem estiver do outro lado pode até perder a vida. Melhor respirar e lembrar que você tem um filho em casa para cuidar.
Vejamos outra situação.
A sua esposa age de forma rude com você. Será que realmente vale deixar a raiva fazer com que você retruque? Haverá consequências. Talvez seja melhor deixar passar. Reações impulsivas são muito prejudiciais às relações.
Por isso, sempre que você ficar com raiva em primeiro lugar pare e espere.
Esse tempo entre o evento gerador da raiva e o momento da resposta irá ajudá-lo a acalmar e agir de forma mais inteligente.
2. Reavalie
Veja. Para que a raiva cresça em você é necessário que você alimente essa raiva. Se você tirar esse alimento ela irá desaparecer.
Mas como você alimenta a raiva? Pelos seus pensamentos.
A raiva surge quando algo que você desaprova acontece. Alguém roubou você, alguém o passou pra trás, alguém descumpriu um acordo que tinha com você, o insultou, foi injusto com você.
Esse pensamento de vítima é o que gera a raiva.
Afinal, erraram com você e agora você sente raiva.
Só que a realidade é neutra. Ela é o que é. Nem boa nem ruim por si só. A forma como você interpreta esses fatos da realidade é que fazem você julgar se isso é bom para você e merece ser aplaudido, ou se é ruim para você e é motivo para ter raiva.
Ou seja, a raiva está na forma como você interpreta o acontecimento. Se você não se importasse com o acontecimento, não teria raiva.
Logo, se é a nossa interpretação da realidade que gera raiva, reinterpretar a realidade como sendo algo bom eliminaria a raiva.
Mas claro, não é tão fácil pular de um extremo para o outro. Algo ruim não vira bom do nada.
Só que talvez exista uma possibilidade mais perto do lado positivo. É isso que estamos buscando.
Por exemplo, alguém rouba o seu celular e você fica com muita raiva. Nesse caso você pode trazer um pouco de perspectiva. Pode lhe ocorrer que talvez esse cara tenha uma criança doente em casa e essa era a única forma que ele encontrou de conseguir dinheiro para comprar os remédios.
Algo que era ruim agora não parece mais tanto. Pode ser que assim passe um pouco dessa raiva.
Conversar com pessoas de fora da situação é uma coisa que ajuda muito a identificar esses outros cenários.
3. Trabalhe suas expectativas
Um dos motivos de você ter raiva é que na sua cabeça você cria padrões de comportamento que você julga adequados. Então você automaticamente espera que sejam seguidos pelas outras pessoas.
Por exemplo, honestidade.
Possivelmente você espere que as pessoas sejam honestas com você. Então quando alguém mente você enlouquece. É por que essa possibilidade está fora do seu manual de instruções.
Mas perceba que o seu manual é apenas seu. As outras pessoas não necessariamente seguem o mesmo manual. Cada um tem o seu.
Então saber que quando alguém se comportar diferente do que você considera correto faz parte da vida e é até esperado. Por mais que você discorde.
Portanto, não deve ser motivo para tirar você completamente do eixo. Apenas motivo para você agir com calma e tranquilidade num plano de contingência. Agir com surpresa, não com raiva.
4. Escolha não ter raiva
Pode não parecer, mas nós temos a liberdade de escolher o que sentimos.
Pode ser que você tenha ficado com raiva de alguma coisa. É escolha sua continuar com a raiva.
Você pode simplesmente dizer a si mesmo que não vai se deixar levar pela raiva, recanalizar as energias para algo útil.
Em vez de ficar culpando os outros “Você me fez isso”, “Você me fez aquilo” volte a si. Não entregue o poder sobre a sua forma de sentir a outro. A sua forma de sentir é responsabilidade sua. Não dos outros.
Você pode escolher deixar a raiva de lado e ocupar a sua cabeça com coisas positivas que tragam energia boa em vez de se deixar corroer por algo que não tem mais como mudar.
A raiva está muito ligada a necessidade que temos de dramatizar a vida. É como se fossemos crianças que ficam bravas e querem parar de brincar. Só que você não é mais uma criança.
Ok aconteceu, mas já era. Passou. Bola pra frente se ocupar com algo que realmente mereça o seu tempo.
5. Recanalize a raiva
Esportes são uma excelente forma de dirigir esse stress gerado para alguma outra coisa e ajudar a controlar a raiva. Permite você relaxar os músculos, aliviar a tensão, cansar o corpo e esvaziar a mente.
Mas existem muitas outras formas.
Algumas pessoas quando passam por uma situação mais problemáticas na vida podem transferir toda a sua atenção para o trabalho por exemplo.
Você também pode encontrar um hobby por exemplo, fazer um trabalho voluntário etc.
Nem sempre as coisas saem como gostaríamos. O mundo é cheio de surpresas e muitas delas infelizmente são desagradáveis.
Em certos momentos, coisas vão acontecer e você não irá gostar. Surgir a raiva pode ser inevitável, mas lembre-se que controlá-la é possível. Talvez isso implique em mudar um pouco o seu jeito de ser.
Abrir mão de ficar valorizando o seu julgamento sobre a situação deixando esse hábito mais de lado. Mas será um caminho de mais paz e tranquilidade.
E se você quer aprofundar o seu aprendizado no tema dá uma olhada no Guia Inteligência Emocional.